Até esta quinta-feira 22, o Adamastor Centro recebe o Congresso Metropolitano de Agricultura Urbana e Periurbana. O evento teve início nesta terça-feira 20. A equipe técnica da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade apresentou às delegações dos municípios de Mauá, Diadema, Osasco, São Bernardo e Suzano o Programa Agricultura Urbana, Periurbana e Familiar (AUPF). O projeto oferece subsídios aos produtores familiares para migrar dos sistemas tradicionais para o agroecológico, sem o uso de pesticidas.
Representantes dos municípios paulistas também visitaram alguns dos beneficiados pelos projetos, no Jardim Álamo e Residencial Bambi. As equipes guarulhenses também foram convidadas a conhecer as técnicas dos vizinhos. Nesta quarta-feira 21, o diretor da ONG Cidades Sem Fome, Hans Dieter Temp, ministrou uma palestra sobre o desenvolvimento da agricultura em regiões urbanas e perimetrais. Temp falou também sobre o aumento nos preços dos alimentos, produção voltada ao abastecimento local e regional e regional na perspectiva da segurança alimentar, entre outros.
Por fim, nesta quinta, a partir das 9h30, serão promovidas oficinas sobre os temas: dificuldades e soluções para implantar ou acessar políticas públicas sobre agricultura urbana e periurbana, abastecimento alimentar, tecnologia socialmente apropriada; organização social e questão fundiária. Das 13h30 às 17h30, será elaborada uma carta com as principais propostas para o setor na região metropolitana, que serão encaminhadas para os prefeitos das cidades integrantes, bem como para o Ministério do Desenvolvimento Agrário.