Internacional

Congresso dos EUA deve ter poder para aprovar ou rejeitar acordo nuclear com Irã

O Comitê das Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que exige que o presidente Barack Obama envie uma versão final do acordo nuclear ao Irã para o Congresso. A Casa Branca inicialmente se opunha à lei, mas, segundo o secretário de imprensa Josh Earnest, foram realizadas mudanças no projeto, após negociações bipartidárias, e agora Obama pretende confirmar a nova legislação.

O voto unânime do comitê reflete o apoio bipartidário à medida. O Congresso terá, se for confirmada a lei, 30 dias para revisar inicialmente um acordo final para reduzir a capacidade nuclear iraniana. O projeto revisado prevê que o Executivo americano envie ao Congresso relatórios detalhados sobre eventuais atividades terroristas do Irã e certifique os parlamentares a cada 90 dias de que o Irã está cumprindo o acordo nuclear.

No início deste mês, seis potências, entre elas os EUA, chegaram a um acordo inicial com o Irã sobre as condições para o país reduzir sua capacidade nuclear, em troca da redução nas sanções. Os negociadores agora trabalham em um acordo final até 30 de junho. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?