Educação

Conheça a Pedagogia Waldorf, que pode mudar o ensino em Guarulhos

Considerada pela UNESCO como o modelo ideal de educação para lidar com a criança nos tempos atuais, a Escola Waldorf Kuan Guarulhos – Kuan Yin vem ganhando novas famílias a cada dia.

O modelo tradicional de ensino vigente no Brasil é baseado primordialmente em resultados quantitativos, que são obtidos por meio de provas, testes, leituras obrigatórias e muita competitividade entre os estudantes. Modelo que, em muitos casos, contribui com o aumento de ansiedade, depressão, dentre outras questões em alunos com idade escolar.

Na contramão dessa realidade, há mais de 100 anos, surgiu a Pedagogia Waldorf na Alemanha. Trata-se do maior movimento educacional independente do mundo, aprovado pelo MEC e que segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Há 3 anos nasceu na cidade a Escola Waldor Guarulhos – Kuan Yin, um escola sem fins lucrativos, que preza pela individualidade da criança e que vem conquistando novas famílias a cada dia.

“Tivemos um crescimento de 400% nos últimos 24 meses, e acreditamos que é apenas o começo, pois a sociedade está cada vez mais em busca do melhor ensino para seus filhos”, afirmou Edson Lima, presidente da diretoria da escola.

O que é?

O método de ensino Waldorf foi criado pelo filósofo Rudolf Steiner no ano de 1919 em Stuttgart, na Alemanha. O modelo tem como princípio fundamental reconhecer que cada ser humano é único em seu desenvolvimento.
Levando isso em consideração, a pedagogia reconhece as diferentes características de cada pessoa e respeita suas necessidades específicas.

“Uma das características da pedagogia Waldorf é o estímulo à criatividade, nutrindo a imaginação e promovendo o pensamento livre e autônomo dos alunos. Diferentemente do método tradicional, não se exige o cultivo precoce do pensamento abstrato, pois é experienciando a vida que se desenvolve habilidades necessárias para enfrentar as rápidas e constantes mudanças do mundo com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento”, explicou a diretora Pedagógica, Priscila Takats, que é uma das fundadora da Escola Waldorf Guarulhos – Kuan Yin.

O modelo de educação Waldorf também dedica-se à abordagem humanizada, que visa cultivar não apenas o intelecto do aluno, mas suas dimensões emocionais, sociais e espirituais. Por meio disso, são oferecidas possibilidades de formar cidadãos mais conscientes, criativos e capazes de se adaptar às mudanças do mundo.

“Ensinar não é empurrar para dentro da cabeça do aluno um monte de informações sem contexto, tampouco limitar a sua capacidade argumentava e criativa com verdades ditas absolutas e pré-processadas. Por isso, o que proponho é uma forma de promover um ensino que cuide do sentir de cada ser, estimulando o equilíbrio emocional, a clareza do raciocínio e a iniciativa de ação, construindo os conceitos científicos em conjunto com os estudantes”, acrescentou Priscila.

Vale informar que atualmente existem mais de 1.100 escolas Waldorf em 64 países e 1.857 jardins de infância Waldorf em mais de 70 países e apenas 1 escola na cidade, a Escola Waldorf Guarulhos – Kuan Yin.

“Portanto é um presente para nossa cidade ter nascido a escola, pois muitas crianças estão tendo a oportunidade de se curar de feridas vindas de um ensino nada humanizado, e àquelas que já aqui iniciaram a vida escolar, não tiveram certos traumas”. Afirmou Rafael Petinati, diretor financeiro e pai de dois alunos que iniciaram na escola há 3 anos.

Guarulhos é uma das maiores cidades do Estado, e era inacreditável que não houvesse chegado por aqui ainda esse movimento. Para ter uma ideia, em Atibaia, uma cidade bem menor, existe duas escolas há muitos anos e que recebem apoio público e privado para se manterem, devido ao reconhecimento enorme que a pedagogia proporciona aos estudantes da cidade.

Luana Barreto, vice-presidenta da Escola, espera poder contribuir para que esse modelo ganhe força na cidade. “Espero que mais famílias tenham conhecimento dessa pedagogia e saibam da nossa escola, pois assim cada vez mais formaremos seres livres pensadores, capazes de formar opinião e juízo sobre todos os campos do conhecimento sem nenhum viés. Tenho certeza que precisamos caminhar junto com o poder público e também privado, afinal somos uma associação sem fins lucrativos e pensar em meios de auxiliar na manutenção e expansão dessa escola, é urgente. Somente assim, Guarulhos, estará na vanguarda na área da educação, proporcionando um aprendizado humano, integral e rico para nossas crianças”, finalizou.

Portas Abertas 2024

Convidamos vocês para uma manhã de vivências da Pedagogia Waldorf e conhecer nossa escola.

Iremos abrir as portas da nossa escola para uma manhã de apresentações artísticas, curriculares e onde explicaremos sobre como funciona uma escola associativa, sem fins lucrativos, pautada pela diversidade, fraternidade e respeito com a terra e com o outro.

Quando: dia 25/05 das 09h às 13h.
Local: Rua Italo Brasileiro Piva, 83 – Picanço

Inscreva-se para o portas abertos através do Whats: +55 11 99232-5467

Saiba mais em: escolawaldorfguarulhos.com.br

Instagram/facebook: escolawaldorfguarulhos

Posso ajudar?