A tecnologia está cada vez mais presente na vida pessoal e profissional de todos. De acordo com uma pesquisa feita há pouco mais de um ano pelo Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação, o Cetic.br, 78% das empresas no Brasil têm presença nas redes sociais, enquanto 70% realizam comércio eletrônico para fazer compras e 57% vendem pela internet.
No entanto, apesar desta realidade evidente, muitos empresários ainda resistem em implantar a tecnologia em seus negócios. Os motivos para tal resistência são os mais variados – desconhecimento das vantagens da automação dos processos, medo do “novo” e atrelar avanços tecnológicos a altos custos são alguns exemplos.
No entanto, o coordenador do levantamento realizado pelo Cetic.br, Leonardo Lins, alertou: “Mesmo as pequenas empresas, como aquela padaria do bairro ou a quitanda da esquina, vão precisar utilizar cada vez mais a internet para fazer negócios”.
Mas como ter soluções tecnológicas feitas sob medida?
Diante de um cenário em que qualquer diferencial em relação à concorrência tem impacto positivo nos resultados, o recomendável é que empresas busquem soluções tecnológicas que otimizem todo o processo laboral – seja lá qual for a área e o tamanho do negócio.
CEO da Finger Digital, software house especializada em criação de produtos e serviços digitais feitos sob medida (tailor made, em inglês), Ricardo Botega afirmou que não existe uma empresa que não possa ser modernizada e citou exemplos práticos para comprovar seu ponto de vista.
“Temos um cliente que passou a economizar tempo e dinheiro com a utilização de um software que desenvolvemos especialmente para ele. Por meio de apenas uma imagem, o programa identifica quantos produtos há em uma prateleira de supermercado. Ou seja, ele aponta se há ou não necessidade de reposição, de maneira rápida e eficaz”, explicou Ricardo.
Outro caso citado pelo empresário foi o do desenvolvimento de um software que mede terrenos. “Ele calcula automaticamente a quantidade de materiais necessários na construção de uma cerca, por exemplo, considerando, inclusive, o relevo da área”, destacou.
Além de serem feitos de acordo com a demanda do consumidor, os softwares também têm um valor único e justo para a necessidade, bem como às condições financeiras do contratante. “O cliente paga apenas pelo desenvolvimento. Não há cobrança de mensalidades. Outra vantagem é que ele se torna o proprietário intelectual do programa, podendo até comercializá-lo ou atualizá-lo, quantas vezes quiser, não tendo mais nenhum vínculo posterior com a Finger”, continuou Ricardo.
“Da nossa parte, cabe dizer que não há ideias impossíveis de serem realizadas. Caso você tenha um projeto elaborado ou apenas um esboço, há como transformá-lo em um software que irá otimizar os resultados do seu negócio”, completou o CEO.
Serviço
Finger Digital
Rua Dona Olinda de Albuquerque, 60 – Centro, Guarulhos/SP
fingerdigital.com.br