Cidades

Conhecer melhor o ser do que as doenças



As medicinas tradicionais orientais envolvem inúmeras técnicas de terapias milenares que estão sendo cada vez mais abertas ao mundo globalizado. Métodos até então passados somente de geração para geração em forma de mestre-discípulo em províncias distantes do Oriente são difundidas de forma bastante rápida E não são poucas.  


 


São diferentes técnicas de respiração, massagens, ginásticas, ervas, alimentação e métodos de acupuntura, talvez uma das mais difundidas e com maior aceitação no mundo ocidental. Estes conhecimentos milenares há muito são utilizados na China, Coreia, Vietnã, Japão e Tibete. Hoje, ganham espaço por todos os cantos.


 


Atualmente cerca de dois bilhões de pessoas no mundo se tratam com a medicina oriental. Seus princípios têm sua raiz no taoísmo, cujo principal foco é a observação das leis da natureza e suas implicações sobre os humanos.


 


E isto levou a compreensão de fundamentos que regulam a ordem das coisas, inclusive da nossa saúde. O universo – assim como o corpo – é dinâmico, possui movimento e mudanças constantes. Se há a ausência do movimento em algumas regiões, naturalmente virá a estagnação, o que vai ocasionar a doença.


 


Hoje no ocidente fala-se muito sobre a acupuntura como método curativo auxiliar e preventivo. Porém, os métodos de prevenção orientais da saúde não se resumem apenas às agulhas. Existem diversas formas de se estimular o equilíbrio do organismo através do calor da pressão digital, bastão de ervas, ventosas em pontos do corpo, além do calor dos alimentos e prática de ginásticas que envolvem determinados movimentos do corpo.


 


Estas técnicas vão ao encontro às sábias palavras de Hipócrates, médico grego que se tornou o Pai da Medicina”, quando afirmava: “que há de se conhecer melhor o ser do que a doença.”


 


Os conceitos tradicionais da medicina oriental envolvem, além da saúde, o auto-conhecimento e a espiritualidade para uma vida saudável. Assim quanto mais simples e próxima ao seu natural a pessoa for, maior será a sua qualidade de vida.


 


 


Julio Ganiko é massoterapeuta e especialista em terapias orientais


www.spajulioganiko.com.br

Posso ajudar?