A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo tombou, de forma definitiva, o Ginásio de Guarulhos, atual EE Conselheiro Crispiniano, que fica na Arminda de Lima com a rua Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Centro e foi construído em 1961. A decisão pelo bem histórico cultural veio após reunião do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat), no último dia 16, que determinou a proteção de sete obras assinadas pelo arquiteto Vilanova Artigas, responsável pelo projeto do prédio da escola. Além de Guarulhos, foram tombadas definitivamente a rodoviária da cidade de Jaú (1975) e a escola estadual Conceiçãozinha (1976), no Guarujá, foram tombados de forma definitiva.
A partir de agora, qualquer intervenção a ser feita no imóvel, seja um restauro, uma reforma ou qualquer outra obra que modifique a arquitetura do prédio, tem que passar por uma aprovação prévia do Condephaat, para garantir que o patrimônio histórico, arquitetônico e cultural fique protegido
Conforme a pasta estadual a produção de João Batista Vilanova Artigas significa a compreensão da história da arquitetura paulista e sua interpretação peculiar dos princípios da arquitetura moderna, pois sua arquitetura apresenta constante e audaciosa atitude de experimentação.
Ainda justificando o tomabamento, a secretaria informou que que o edifício projetado por Artigas sintetiza não apenas sua ampla dedicação à arquitetura escolar, sendo um de seus primeiros projetos para esse programa, mas também por conter elementos de concepção, acabamento e de linguagem, presentes no conjunto de sua obra.
Entre as características da construção, a pasta fez destaque ao espaço central unificador, a fluidez entre interior e exterior, a implantação tirando partido das condições do terreno, a iluminação zenital, o jogo cromático e o uso de painéis murais artísticos.