Na manhã desta segunda-feira (23) alunos da Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, localizada na região central da cidade, realizaram uma assembleia que reuniu os estudantes do período da manhã e decidiram ocupar a unidade até que a reorganização de salas proposta pela Secretaria de Educação do Estado seja suspensa. Os organizadores não divulgaram quantos adolescentes devem manter a ocupação.
Nas primeiras horas de mobilização dos grupos a favor da ocupação na escola, a diretoria chamou os responsáveis pelos alunos. Alguns pais estiveram presentes e apoiaram os adolescentes. “A diretora nos fez perder nosso tempo vindo até aqui, minha filha não está fazendo nada de errado”, disse Marli Rabelo, mãe de uma aluna do 1º ano do Ensino Médio. Segundo Marli, a filha foi transferida para o Conselheiro quando entrou no ensino médio. “Aqui o aluno não entra sem uniforme, eu não tinha dinheiro para comprar mas fiz o possível para comprar e ela poder entrar na aula, agora vão transferi-la. Quem vai pagar o novo uniforme? Este tipo de coisa tem que ser conversada e nós precisamos ser avisados com antecedência para nos programarmos”, encerrou a mãe.
Após uma breve reunião com pais, advogados e representantes de uniões estudantis, a assembleia aconteceu durante o intervalo. A ocupação foi decidida por volta das 11h. O GuarulhosWeb não foi autorizado a entrar na escola para registrar o ato. Segundo alguns alunos, houve tumulto, já que a diretoria teria agido com agressividade e teria ainda usado gestos e xingamentos para ofender os alunos.
Segundo uma aluna do 2º ano do ensino médio, a diretora se recusou a conversar com os alunos e ainda teria dito que todos os envolvidos na ocupação seriam punidos. “Eu usei a frase, daqui não saio, daqui ninguém me tira e ela disse que se depender dela eu fico aqui para sempre”, contou.
Na quinta-feira, alunos da escola Professora Alayde Maria Vicente, que será fechada na reorganização, iniciaram uma ocupação por tempo indeterminado e permaneceram durante todo o feriado no interior da unidade de ensino.