Internacional

Conselho de Segurança da ONU adota resolução para terminar com a guerra na Síria

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou, em votação unânime, uma resolução que estabelece um roteiro para terminar com a guerra na Síria, que já dura cinco anos. Entretanto, ainda não ficaram resolvidas as divisões entre os líderes mundiais sobre temas cruciais do conflito: o destino do presidente da Síria, Bashar Al-Assad e a classificação dos grupos armados como terroristas.

A resolução exige um cessar-fogo em todos o país quando o governo da Síria e a oposição começarem a dialogar e para que a ONU supervisione essas negociações em janeiro de 2016.

“Eu acredito que o fato de que nós podemos chegar a uma resolução demonstra que os pontos divergentes estão se tornando pequenos”, disse um diplomata do Oriente Médio presente no encontro entre os ministros de Relações Exteriores em Nova York.

Os diplomatas da Rússia e do Irã afirmaram que a questão sobre Assad não foi discutida nessa sexta-feira porque nenhum de seus países irão aceitar um acordo que pede pela saída do presidente sírio, mesmo no final de um período de transição política.

Os Estados Unidos e seus aliados na Europa permanecem com a opinião de que Assad deve deixar o poder, se não no começo no período de transição política, que durará 18 meses, então no fim. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?