Termina na próxima terça-feira, dia 26, o prazo para inscrição no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMAPD). Ao todo, serão eleitos nove representantes da sociedade civil titulares e nove suplentes. O Conselho é um órgão autônomo com representantes do poder público e da sociedade civil que debate a criação de políticas públicas para garantia dos direitos dos deficientes.
Qualquer pessoa com deficiência física, visual, auditiva e mental com residência fixa em Guarulhos pode participar do processo eleitoral. A ficha de inscrição deve ser preenchida, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Casa dos Conselhos (avenida Esperança, 223, Centro).
Os candidatos precisam apresentar laudo médico atualizado que comprove a deficiência, além de cópia do documento de identidade, comprovante de residência e declaração de que não é funcionário público.
Também podem concorrer a uma vaga de conselheiro os funcionários das entidades que desenvolvem trabalhos com os deficientes. Os pré-requisitos são: ter atuação na área por, no mínimo, dois anos, ter idade igual ou superior a 21 anos, ter indicação da entidade onde atua, e apresentar um projeto de trabalho que comprove sua participação no segmento. É necessário levar cópia simples da identidade, da ata de fundação e do estatuto da entidade.
A eleição será no dia 17 de novembro, das 9h às 12h, no salão de artes do Adamastor Centro. A posse dos conselheiros eleitos será no dia 17 de dezembro, no Adamastor, às 10h. Os candidatos que forem eleitos para os cargos de conselheiros terão um mandato de dois anos.