No último sábado (2) foi realizada a plenária do Conselho Municipal do Orçamento Participativo – CMOP, juntamente com a cerimônia de posse dos novos 30 conselheiros. O local de encontro foi o Adamastor Centro e contou com a presença do prefeito Guti, dos familiares dos empossados, servidores, autoridades municipais e da população em geral.
O CMOP tem o objetivo de integrar o público às ações executadas pela gestão municipal, sendo os conselheiros supervisores e fiscais que agem em prol dos cidadãos. O programa estabelece os princípios de cidadania e democracia, e tem a missão de promover a efetivação de políticas públicas. Durante a cerimônia, cada conselheiro teve dois minutos para expor ideias, falar sobre as expectativas para a função e divulgar quais as intenções no cargo que, vale ressaltar, não é remunerado.
O prefeito Guti parabenizou a atitude dos novos membros do órgão e se colocou à disposição para a realização desse trabalho conjunto. “É muito gratificante e admirável saber que há pessoas dispostas a lutar pela melhoria da cidade sem segundas intenções. Sou grato a cada um de vocês pela disposição em buscar, dia após dia, a construção de uma nova Guarulhos. Faremos isso juntos”, destacou o prefeito.
Na ocasião, foram apresentadas questões acerca das necessidades do município e discutidas as próximas ações da pasta. Além disso, o Conselho Municipal divulgou o novo portal de participação popular (participacaopopular.guarulhos.sp.gov.br), um canal de comunicação, que visa ser um sistema de contato direto e eficaz com a população. As inscrições já podem ser realizadas no site e os interessados devem ser maiores de 16 anos, pois a validação se dá por meio do título de eleitor.
Para o secretário de Governo, Carlos Soler, a criação de novos mecanismos que têm a finalidade de fomentar a aproximação e o diálogo com os cidadãos é fundamental. “A ferramenta do Orçamento Participativo digital é um avanço importante para a modernização e aumento da eficiência de atendimento das demandas. O novo modelo é essencial, também, para integrar cada vez mais pessoas a esse processo tão necessário do Conselho Municipal”, salientou Soler.