Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é empossado

Os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, biênio 2017/2019, foram empossados nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, em solenidade realizada no Paço Municipal. A posse dos 34 conselheiros e suplentes (17 de cada), com base no Decreto Municipal nº 34522/2017, foi organizada pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos (SAD).
O evento contou com a participação do secretário Lameh Smeili (SAD), que representou o prefeito Guti; do subsecretário Toninho Messias (SAI); da subsecretária de Políticas para as Mulheres, Verinha Souza; do promotor de Justiça, Clodoaldo Batista Maciel; de Luciana Trindade, representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; e Jenina Lavruhin, presidente do CMPCD da gestão que encerra o mandato.
O secretário Lameh Smeili iniciou sua mensagem aos conselheiros com a observação de que “falar da pessoa com deficiência é, acima de tudo, falar do ser humano, da dignidade, da vida como um todo”. Lameh ressaltou a importância dos conselheiros para tratar das demandas das pessoas com alguma deficiência como, também o papel do governo nas questões de acessibilidade. “O governo Guti passou para a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão a missão de fiscalizar as obras da cidade para garantir que as adaptações necessárias sejam respeitadas”.
Na oportunidade, Toninho Messias agradeceu a presença do promotor Maciel e disse que ele poderá contribuir muito com a Subsecretaria da Acessibilidade. Ele informou que em Guarulhos 23,9% da população têm algum tipo de deficiência. “Nós conselheiros temos muito trabalho a fazer”, afirmou.
Já o promotor agradeceu o convite para a posse dos conselheiros e se colocou a disposição, assim como a representante do CMPCD de São Paulo, Luciana Trindade. “A gente não consegue avançar nas políticas públicas sem o apoio da Secretaria. O Conselho de São Paulo está de portas abertas, pois sempre atua em parcerias e aqui não será diferente”, disse Luciana.
 

Posso ajudar?