Variedades

Conservatório Municipal promove aula aberta com Paulo Tiné

O Conservatório Municipal de Guarulhos promoverá na próxima sexta-feira, dia 3, às 18 horas, no auditório Antonio Geraldo Delorenzo, uma master class de guitarra e violão com o professor da Unicamp Paulo Tiné. A aula aberta será sobre o mais novo trabalho de Tiné – o livro 10 Peças para Violão: Solo Brasileiro, anos 90.
 
O livro de partituras faz parte de um projeto que conta com aula aberta e recital comentado e apresenta composições próprias do músico como Alvorecendo-maracatu, Salsinha, Vestes Coloridas-valsa choro, Biju-choro, Vento Leste, Lamento Nordestino-baião, Prelúdio para um Quadrado Mágico, entre outras.  No final, serão distribuídas aos participantes 50 cópias da produção que foi registrada em áudio. O CD, que contou com apoio institucional da Fundação de Amparo ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicamp (FAEPEX), foi fundamental para a realização do projeto.
 
Professor-doutor do Instituto de Artes da Unicamp desde 2012, Tiné atualmente coordena o curso de Música do Instituto de Artes.  Graduado e pós-graduado pela ECA-USP, foi professor das Faculdades Santa Marcelina, Alcântara Machado e da EMESP e atuou como coordenador de área e membro do núcleo estruturante das instituições.
 
Tiné já dirigiu os grupos musicais institucionais Big Band da EMESP, Orquestra Popular Brasileira (FAAM/EMESP) e Big Band da Santa (FASM) e atualmente comanda, juntamente com o professor-doutor Leandro Barsalini, a Unicamp Big Band. Atua também como líder do grupo musical Ensemble Brasileiro, no qual, além de escrever os arranjos e composições, toca violão. É autor do livro Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação, da editora Rondó. Já gravou quatro CDs como instrumentista, intérprete, compositor e arranjador: Vento Leste (Ludi & Tiné Quarteto – 97), Quartetos (Paulo Tiné – 2008), Ano 10 (Big Band da Santa – 2010) e Novos Quartetos & Canções (Paulo Tiné Quarteto – 2012).
 
O auditório Antonio Delorenzo fica na avenida Tiradentes, 2.521 – Vila São Jorge, ao lado do Conservatório Municipal.

Posso ajudar?