Economia

Consórcio imobiliário, uma ótima opção para chegar à casa própria

Vantagens em relação aos financiamentos

 

O consórcio imobiliário já se consolida como uma maneira fácil e segura para realizar o tão desejado sonho de ter a casa própria. Com os aumentos de rendas das classes C e D, as vendas de consórcio imobiliário se intensificaram, com grande predomínio do. Só neste ano, até outubro, a venda de cotas avançou 18% no Brasil em comparação com o mesmo período de 2009.

Vale frisar que o consórcio se baseia no conceito de uma poupança programada, com prazos que variam de 120 a 150 meses, ou seja, de 10 a 12 anos. Neste período, o consumidor paga todo mês uma parcela, cujo valor é atualizado uma vez por ano pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), concorrendo mensalmente a uma carta de crédito no valor estipulado para o grupo de consorciados.

Já com a carta de crédito em mãos, o consumidor adquire o imóvel que tiver interesse, podendo – inclusive – utilizar este valor para reformas ou mesmo para compras de casas de praia ou de campo. Após a contemplação no sorteio, ele segue pagando as parcelas normalmente até o final do contrato.

Outra forma para ser contemplado, além do sorteio, se dá através de lances. Quem dá o maior lance naquele mês, pode ficar com a carta, o que permite que alguém programe o melhor momento para fazer a aquisição, não dependendo apenas da sorte. Para garantir equilíbrio, os lances são fechados. Ninguém do grupo sabe os valores ofertados naquele mês, que podem ser pela internet, telefone ou mesmo em assembleias organizadas pelo agente responsável.


Graças à possibilidade de dar lances, é possível ao consumidor entrar em um grupo e ser contemplado com a carta de crédito poucos meses depois. Ou seja, funciona quase como um financiamento, porém com taxas muito mais atraentes.
No consórcio, diferente dos financiamentos, não há cobrança de juros, incidência de IR nem IOF, apenas taxas de administração, que incluem seguro de vida, entre outras.


Em um plano de 120 meses, o consumidor paga 17% de taxa. Em 150 meses, a taxa é de 18% mais taxa de adesão.


Porém, é importante destacar que, dependendo da administradora, o consumidor paga um pouco mais nas quatro primeiras mensalidades, quando são incluídas a taxa de adesão, que giram em torno de 1% do consórcio, geralmente dividida em quatro vezes.

Serviço:
Northinvest Investimentos e Participações
Informações pelo
www.northinvest.com.br
consorcio@
northinvest.com.br
Tel.: (11) 4208-3261
4208-3264 / 4208-3275

Posso ajudar?