Mais de 800 estudantes ainda não voltaram às aulas na Escola da Prefeitura de Guarulhos Professora Deucélia Adegas Pêra, situada na avenida Palmira Rossi, no Recreio São Jorge, porque a construção da unidade de ensino ainda não foi concluída.
Os pais dos alunos estão indignados com a falta de informação da Secretaria Municipal de Educação, que até o momento não realizou nenhum comunicado sobre o início das aulas.
"É uma sacanagem o que estão fazendo com os alunos. A Secretaria sabia que a escola não ficaria pronta a tempo para a volta às aula. Não deveriam ter transferido os estudantes para esta escola que ainda está em obras", afirma Camila Malta da Silva, mãe de uma aluna do 1º ano Ensino Fundamental (EF).
Mãe de um aluno do 2º ano do EF, Mônica Faschiano Morelli, 26 anos, relata que não teve opção de escolha. "A transferência para a escola Deucélia foi feita de forma obrigatória e automática. Fui até em outras escolas para tentar fazer a matrícula do meu filho, mas não consegui".
"O ensino já é tão precário e as crianças ainda são obrigadas a ficar um período sem aula. Só quero ver como farão para repor os dias perdidos", comenta a mãe de um aluno do 1º ano do EF, Silvia Castro Barbosa, 37. "Meus filhos querem estudar e não podem, porque a escola não está pronta", diz Cristiana da Silva Gonçalves, mãe de dois alunos do 3º e 5º ano do EF.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, houve atraso no cronograma de entrega das obras nesta unidade escolar, em parte devido ao período de chuvas neste início de ano. As aulas nesta escola iniciarão efetivamente em março. As aulas correspondentes ao mês de fevereiro serão repostas para que não haja prejuízo aos 865 alunos matriculados, até a presente data.