Cidades

Construtora inicia reparos em vias após ter obra embargada pela SDU

Danificadas devido ao intenso fluxo de caminhões a serviço de dois empreendimentos imobiliários em construção na Vila Progresso, as ruas Serra, Padre Noronha e 2º Sargento Orlando Randi estão sendo recapeadas pela construtora responsável pelo projeto.
 
A iniciativa ocorre após a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) embargar as obras dos residenciais Helbor Carpe Diem e Classic, executados pela Construtora Construcompany, devido ao descumprimento de notificações emitidas anteriormente.
 
Nesta quinta-feira, dia 13, durante vistoria, o secretário da SDU Paulo Carvalho declarou que, apesar de os reparos terem sido iniciados, uma análise técnica preliminar aponta alguns procedimentos incorretos, entre eles a não substituição de guias e sarjetas trincadas. “Vamos continuar acompanhando a situação de perto”, disse.
 
Outro problema verificado tem relação com a carga e descarga de materiais, que até o embargo eram feitas em via pública. A conduta gerou inúmeras reclamações por perturbação de sossego e o acúmulo de caminhões também impedia a livre circulação dos demais veículos e pedestres pelas calçadas.
 
Para a SDU, é benéfica a construção de novos empreendimentos em Guarulhos, no entanto, os cidadãos que residem nas proximidades das obras não podem ser penalizados. “Precisamos encontrar um ponto de equilíbrio. No momento, sentimos que a maioria das construtoras tem exagerado nos impactos gerados”, declara Paulo Carvalho.
 
Antes do embargo, em agosto deste ano, durante ação fiscalizatória seguida por reunião, a SDU indicou quais os quesitos de segurança e qualidade urbanística deveriam ser observados para a diminuição dos impactos. As soluções apresentadas não foram suficientes para solucionar definitivamente os problemas.
 
A ação desta quinta-feira contou com a colaboração de demais servidores da SDU e também com o apoio de técnicos da Proguaru.

Posso ajudar?