Cidades

Construtoras atrasam a entrega de 47% dos imóveis vendidos neste ano em Guarulhos

Levantamento foi feito pela Associação dos Mutuários de São Paulo

Segundo levantamento da Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (AMSPA), o número de reclamações sobre atraso na entrega das obras dos imóveis em Guarulhos foi de, aproximadamente, 2.000 entre janeiro e novembro deste ano – isso representa uma elevação de 47% em relação ao mesmo período do ano passado.

O valor é 2% maior que a capital paulista que registrou nos 11 meses do ano 1.920 reclamações, representando 45% em relação ao mesmo período de 2010, que registrou 1.324 casos.

"O número é bem alto se compararmos com o boom imobiliário que a cidade vive. Ao mesmo tempo em que Guarulhos tem se tornado uma referência para quem busca um imóvel, a ausência de compromisso das construtoras também está crescente", ressaltou o presidente da AMSPA, Marco Aurélio Luz.

De acordo com a AMSPA, o problema está na falta de infraestrutura e planejamento das construtoras que acabam gerando o não cumprimento do prazo de entrega do imóvel.

É o caso da técnica em enfermagem, Cristiane Bernardo de Almeida, que comprou um apartamento na planta, no bairro dos Pimentas, em 2008 e até o momento não recebeu o imóvel.

"A construtora alega problemas com funcionários e fenômenos naturais como causa do não cumprimento dos prazos", afirmou Cristiane que enfatizou que a construtora fez uma reunião em fevereiro deste ano informando um novo prazo de entrega para o início de 2012.

Por causa desses problemas, muitos compradores enfrentam dificuldades como arcar com aluguel enquanto aguardam pela liberação do bem; adiar planos, como o casamento, por exemplo; e em muitos casos a desistência da casa própria.

"Moro no fundo da casa dos meus pais, mas agora que estou grávida novamente o espaço ficou pequeno. O apartamento seria o ideal para este momento", afirmou Cristiane que ressaltou que no momento pensa em procurar medidas judiciais ou até mesmo vender o imóvel.

Evento busca orientar consumidores prejudicados

Pensando em orientar e ajudar os compradores que se encontram nessa situação, a AMSPA promove até o próximo dia 17 a "Semana dos Compradores de Imóveis na Planta", em Guarulhos. O plantão de dúvidas é de interesse de todos aqueles que compraram imóveis em fase de construção ou já adquiriram o bem, mas cheios de problemas.

Os compradores de imóveis receberão a cartilha da AMSPA que contém 20 dicas e cuidados que os adquirentes devem ter ao fechar um negócio. "O evento acontece em Guarulhos, até, o dia 17 de dezembro, das 10h às 19h no calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro da cidade.

Posso ajudar?