A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), por meio de levantamento da Boa Vista Serviços (BVS), empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), revela que 87% dos consumidores brasileiros têm intenção de presentear neste Natal. Os dados fazem parte da pesquisa "Perspectivas e Compras para Natal e Final de Ano 2013"
A pesquisa feita com 1.140 consumidores de todo país apresentou também que 57% pretendem gastar até R$ 50 por pessoa, 34% disseram que irão presentear entre 3 e 4 pessoas. Outro dado importante é que, para 68% dos consumidores, a ceia de 2013 será igual, ou melhor, a de 2012.
O pagamento à vista, em dinheiro, será a forma de pagamento preferencial para 50% dos consumidores; cartão de débito (37%); cartão de crédito (9%); carne, boleto ou cheque (5%). O cartão de crédito será utilizado por 82% dos consumidores que pretendem parcelar suas compras.
Os dados da BVS relevam que a loja física está na preferência de 78% dos consumidores que irão às compras; apenas 22% declararam que irão utilizar a internet.
"A pesquisa é animadora, já que mostra que os consumidores desejam comprar neste Natal. Por isso, o comércio de Guarulhos precisa aproveitar para conquistar este cliente, principalmente fazendo um bom atendimento", disse Jorge Taiar, presidente da ACE-Guarulhos.
Campanha – Para este ano, a ACE-Guarulhos com objetivo de fomentar o consumo no comércio local realiza a campanha "Neste Natal, o presente que você procura Guarulhos tem".
A iniciativa conta com o patrocínio da Conexão FGV, Imobiliária Remax Impacto, Colégio Júlio Mesquita, Supermercados Santa Rita, Smart Centro Avançado de Idiomas e Vigorito.
Finanças – A pesquisa da BVS revela, também, que metade dos consumidores brasileiros – 48% – declararam que estão em situação financeira melhor este ano em comparação a 2012. O percentual é ainda maior entre os consumidores das classes B (64%) e C (58%).
Já em relação a 2014, os consumidores mostraram menos otimismo, já que para apenas 39% a situação financeira deve melhorar após a Copa do Mundo e as Eleições de 2014.
Quando o assunto é a economia brasileira, apenas 20% dos consumidores responderam que o cenário econômico em 2013 é melhor do que no ano passado. Entre os mais críticos aparece a classe B, já que para 50% dos entrevistados disseram que a economia brasileira está pior do que 2012.