A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) registrou aumento do consumo de água pela segunda vez em três meses. O balanço do programa de bônus da empresa aponta que 21% dos consumidores aumentaram o consumo em outubro. No mês anterior, o índice era de 19%.
Os dados foram apresentados em um seminário pela secretária adjunta de Recursos Hídricos de São Paulo, Mônica Porto, no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), nesta quarta-feira, 11.
De acordo com os dados, não houve variação no número de clientes que receberam bônus de 20% e de 10% no valor da conta com relação ao mês de setembro. Eles representam 5% e 6%, respectivamente. Já o índice de pessoas que reduziram o consumo mas não receberam o bônus subiu de 11% para 12%.
A primeira vez que a Sabesp havia registrado queda na economia foi em agosto, quando o número de clientes que aumentaram o consumo passou de 17% para 20%.
Questionado sobre os motivos do aumento no consumo, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, afirmou que não tinha “dados objetivos” e não poderia “especular” sobre as causas. Abordada na saída do evento, Mônica Porto não atendeu a imprensa.