Opinião

Contagem regressiva para o penta, Timão?

Faltam três rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro de 2011. Para minha felicidade, meu time tem tudo para ser campeão mais uma vez, a quinta desde 1990 – quando numa partida contra o São Paulo, no Morumbi lotado, faturou o título pela primeira vez.


 


Naquela tarde de dezembro, ainda morador de Londrina, no Paraná, onde cursava a universidade, viajei 500 quilômetros até São Paulo junto com minha irmã e cunhado para assistir a conquista do caneco. Com um gol de Tupãzinho, vi da arquibancada, no meio da fiel torcida, o time comandado pelo dez Neto levantar a taça.


 


Desde então, acho que voltei a um estádio de futebol duas ou três vezes apenas. Mas nem por isso deixei minha paixão pelo futebol e pelo Corinthians de lado. Diferente disso, sempre – em alguns momentos até contra minha vontade – mantive meu fanatismo em alta.


 


Paro para assistir os jogos. Se não dá para ver na TV, o rádio é companheiro inseparável. Nessas oportunidades, inclusive, o sofrimento aumenta, já que as jogadas fazem parte do imaginário a partir das descrições do narrador, quase sempre o José Silvério, da rádio Bandeirantes. Não é fácil. Porém, o êxtase toda vez que ele grita goooooooooooool do Corinthians é inexplicável.


 


Neste ano, logo no início do campeonato, como bom corinthiano, em um grande exercício de imaginação, graças à boa campanha nas primeiras dez rodadas, chegava a arriscar que o Timão seria campeão com várias rodadas de antecedência. Ledo engano. Afinal, como ganhar um título sem sofrer um bocado? Pode até ser possível para torcedores de outros times, nunca para nós.


 


Assim, por mais fácil que seria a conquista neste ano, o Corinthians foi caindo – apesar de se manter na liderança sempre de forma apertada – ao longo das rodadas e o título ficou mais do que ameaçado.


 


Agora, só faltam três rodadas para o Campeonato acabar e, felizmente, antes deste final de semana acabar, conseguimos abrir dois pontos do Vasco, a maior folga à frente durante muito tempo. Parece pouco? E é. Mas melhor estar dois à frente do que cinco, dez, 15 atrás, como nossos concorrentes diretos.


 


Aliás, o Corinthians é o único paulista que ainda sonha. E como favorito. Esse gostinho – por mais que falem por aí – sãopaulino, palmeirense e santista nenhum tem neste ano. Bom. Segunda-feira, a história pode até ser outra – espero que não – mas neste momento é Timão ê ô…


 


Ernesto Zanon


Jornalista, diretor de Redação do Grupo Mídia Guarulhos, escreve neste espaço na edição de sábado e domingo


No Twitter: @ZanonJr

Posso ajudar?