O prefeito Lucas Sanches deverá descumprir a Lei Municipal 8.099/22 que instituiu a entrega de ovos de chocolate para todos alunos da rede escolar na semana da páscoa. Como vereador, ele votou contrário ao Projeto de Lei de autoria do prefeito Guti que tornou a distribuição uma política pública. Desde 2022, durante três anos seguidos, todos os 119 mil alunos de escolas municipais receberam um ovo de chocolate, como o objetivo de integrar e acolher os estudantes de modo que eles tenham as mesmas oportunidades que as outras crianças da cidade.
A primeira distribuição, por iniciativa de Guti em 2022, garantiu a distribuição de ovos de Páscoa de 180 gramas cada para os 119 mil alunos da rede municipal de ensino, o que incluía itens para crianças com restrições alimentares, como intolerantes à lactose e diabéticos. A compra obedeceu a todos os trâmites da lei de licitações, o que foi referendado pelo Ministério Público Estadual, à época. O órgão de fiscalização constatou que os ovos foram adquiridos por valores em média 50% menores do que os praticados no mercado, respeitando a economicidade, princípio expresso na Constituição Federal.
Com o sucesso da ação, para garantir que se tornasse uma política de governo e não dependesse da iniciativa do gestor, Guti então encaminhou à Câmara um PL. O projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores, com exceção de um grupo de oposição, incluindo o então vereador Lucas Sanches, hoje prefeito.
Na ocasião, Guti comemorou a aprovação do projeto. “Esta é mais uma conquista para nossas crianças. Fico muito feliz de poder tornar uma política pública a entrega de ovos de chocolate aos nossos alunos. Isso faz a diferença”, comentou Guti.
Durante coletiva sobre os 100 dias de gestão, questionado sobre o assunto, Lucas Sanches não respondeu. Nesta segunda-feira, a Comunicação do prefeito novamente foi questionada sobre o assunto. Mas mais uma vez recusou-se a responder. No entanto, o GWeb confirmou com pessoas próximas a atual administração que a entrega não irá ocorrer, frustrando a expectativa de 119 mil alunos da rede municipal.
Conforme consta do site da Prefeitura, mães de alunos aprovaram a iniciativa do ex-prefeito Guti. Para Elizabeth Carvalho, mãe de uma aluna da EPG Vereador Antônio Magalhães, a sensação é de uma alegria sem tamanho. “Gostaria de agradecer a atenção da Prefeitura com as nossas crianças, muitos pais não têm condições nenhuma de comprar os ovos de chocolate. Eu vi na saída da escola as crianças felizes com os seus ovos e isso não tem preço”, contou a mãe emocionada.
Edvania Ferraz de Azevedo, mãe das alunas Amanda e Esther Azevedo Felix, da EPG Manuel Rezende da Silva, contou que foi muito especial ver como as filhas ficaram felizes e se divertiram durante a entrega dos ovos. “Só tenho a agradecer e parabenizar a escola e a Prefeitura por proporcionar momentos como esse para minhas filhas”.