Apenas as escolas municipais de Guarulhos estarão protegidas de infestação de pombos, a partir de um contrato assinado pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, no valor de R$ 9,5 milhões.
Outros espaços públicos, vinculados às demais pastas como Secretaria Municipal de Saúde ou dos Esportes, que contam com grandes espaços que atraem aves e recebem um grande número de munícipes, não contam com qualquer tipo de sistema para espantar pombos.
O contrato de quase R$ 9,5 milhões com Consórcio Robotx, que mantém aparelhos, que emitem ondas eletromagnéticas para repelir pombos, é de exclusividade de 20 escolas municipais atingidas até aqui. O fato é que os pombos estão espalhados por muitos espaços da cidade, onde as pessoas circulam e podem ter contato com doenças que podem ser transmitidas pelas aves.
Como o sistema só espanta os pombos, pela lógica, eles irão se abrigar em outros espaços, até mesmo nos telhados das casas dos próprios estudantes que frequentam as escolas municipais. Desta forma, a medida será eficaz apenas para espantar os pombos das escolas. Como não há outras ações, nem mesmo do Centro de Zoonoses do Município, para controlar a infestação deste tipo de animal, a população continuará mantendo com os pombos nos mais diversos lugares.
As Unidades Básicas de Saúde de Guaruhos, assim como os hospitais, locais onde se concentram um grande número de pessoas, inclusive com baixa imunidade, não contam também com qualquer ação para combater as aves.
Silas Lobo, professor de biologia da Universidade de Guarulhos (UNG), explicou que os pombos transmitem duas doenças, a Criptococose e a Histoplasmose, ambas contraídas através das fezes secas dos animais, que podem ser inaladas causando doenças respiratórias e até mesmo quadros neurológicos como a meningite.
Silas explica que as construções da cidade são atrativos para os pombos. “É recomendável que os telhados e beirais sejam construídos com pequeno declive, pois estes animais não possuem capacidade para pouso”. explicou.
Segundo o biólogo, só é possível contrair Toxoplasmose – doença transmitida por pombos – ingerindo a carne mal passada do animal.