Os proprietários de vans escolares que atendem as escolas municipais terão os contratos renovado até 5 de novembro. A medida foi confirmada ontem pelo secretário municipal de Educação, Moacir de Souza. A prorrogação ocorreu para que seja possível selecionar os 235 perueiros que atenderão as escolas nos próximos cinco anos.
Atualmente, 200 lotações transportam 13 mil crianças em toda a cidade para a Prefeitura, das quais 180 terão contrato encerrado por tempo de serviço em 9 de maio. Segundo Moacir, o edital de seleção foi concluído e está parado na Secretaria Municipal de Governo. A previsão é que a seleção dos novos perueiros seja definida pela qualidade de serviço, como alvará de licença dos veículos e quantidade de crianças por carro, e não por menores preços.
Segundo o secretário os contratos serão assinados por um ano, com possibilidade de quatro renovações pelo mesmo período. "Vamos nos adaptar a nova legislação de trânsito que vai deixar menos alunos por vans", diz. Moacir explica que serão mantidos os atendimentos aos estudantes que moram a mais de dois quilômetros das escolas.
O secretário disse que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) chegou a questionar contratos antigos do transporte escolar, mas que será mantido o vínculo do município com transportadores autônomos e não por intermédio de cooperativas. "Vamos insistir com esse modelo", responde.