Cidades

Controle do Aedes aegypti exige zelo do poder público e população

Durante toda essa semana, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, se antecipando à Semana Estadual de Mobilização, que acontecerá de 4 a 8 de dezembro, com lema:  “Todos juntos contra o Aedes aegypti”. Portanto, a Prefeitura conclama toda a população para aproveitar o fim de semana e vistoriar o interior e a área externa das residências, a fim de eliminar todo e qualquer recipiente que possa acumular água limpa e parada.
 
Por meio dessa ação conjunta entre o poder público, a sociedade civil e a população, proposta pela campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, o Estado de São Paulo vêm conquistando melhores resultados na prevenção e controle das chamadas arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus). Em Guarulhos, os números da dengue, por exemplo, caíram de 1.217 casos confirmados em 2016 para 383 neste ano, até o momento.
 
Por isso, é fundamental que todos façam a sua parte na luta contra o Aedes aegypti. O controle de seus focos depende de vigilância constante, especialmente nessa época do ano, quando o calor e as chuvas tornam o ambiente mais propício para a sua proliferação. “Não vamos baixar a guarda. Com medidas simples, como manter calhas limpas, garrafas viradas para baixo, lixeiras fechadas, tonéis e caixas d’água tampados, podemos ficar livres dessas doenças”, adverte a secretária-adjunta de Saúde, Graciane Dias Figueiredo Mechenas.
 
Dentro do trabalho de intensificação promovido essa semana, foram realizadas palestras e orientações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, demonstrações sobre os meios de transmissão e prevenção, apresentação de vídeos educativos, teatro de fantoches com os agentes de saúde em escolas, exposição de cartazes, oficina de colagens, caminhada com entrega de informativos, além da vistoria de imóveis.   
 
 

Posso ajudar?