O coordenador técnico das Escolas Internacionais do Boca Juniors, da Argentina, Oscar Aquino, inicia o processo de avaliação técnica oficial do clube em solo brasileiro nesta terça-feira, 5, a partir das 14 h, em Guarulhos, com os alunos matriculados (nascidos entre 1999 a 2006) nas unidades localizadas na cidade. A seleção acontece no campo Futurança, na Rua Augusta dos Santos Augusto, 206, Jardim Palmira. Aquino foi o responsável por descobrir atletas como Carlitos Tevez e Sebastían Veron.
As regras do processo de avaliação que serão utilizadas durante o processo são: habilidades técnicas, responsabilidade tática, estrutura e condicionamento físico, fundamentos aprimorados e postura em campo dos jogadores. “Essa avaliação serve para medir a qualidade e a evolução técnica dos nossos atletas, como também ajustar se a metodologia técnica do clube argentino está sendo ministrada e aplicada corretamente pelos nossos profissionais envolvidos”, explica o coordenador-geral da unidade Guarulhos, Cristiano Seminate de Brito.
Após o término do trabalho em campo, o avaliador reunirá os atletas e explicará os princípios utilizados para a escolha dos participantes, como forma de entenderem um pouco mais sobre a filosofia do Boca Juniors em formar jogadores de futebol. “Esse processo de seleção é muito delicado e requer transparência, pois mexe com o sonho de qualquer jovem atleta em virar um jogador profissional. Portanto, a lisura desse processo é de fundamental importância para não cometermos equívocos e frustrações futuras dos nossos alunos”, comenta o diretor da DFS Gol Business, empresa responsável pela gestão das franquias do clube argentino no Brasil, Higor Nunes.
Após esse primeiro processo de avaliação, os selecionados serão convidados a participarem gratuitamente de uma semana de treinamentos nas categorias de base do CA Boca Juniors, em Buenos Aires, nas categorias correspondentes a idade de cada atleta, entre os dias 02 a 06 de maio. Para isso, o clube argentino disponibilizará o alojamento oficial do clube (Casa Amarela) e alimentação para cada participante durante o período de avaliação na Argentina.
“O fato de poder vivenciar, durante uma semana, o dia-a-dia de um atleta de base dos principais clubes do futebol mundial, aprendendo novas técnicas de trabalho, um novo idioma, uma nova cultura, fazendo novos amigos e se tornando cada vez mais preparado para os desafios que a vida de jogador profissional exige, já trará uma experiência internacional que poucos atletas tiveram em suas carreiras profissionais”, define o representante da DFS Gol Business.