Segundo o coordenador da pasta, Miguel Nelson Choueri, a principal atuação da pasta consiste em resolver questões que envolvam o relacionamento do Aeroporto com o Município, dando agilidade às políticas públicas e às medidas compensatórias relativas ao impacto do Aeroporto Internacional, de forma a resolver conflitos que possam aparecer e promover a uma maior integração.
O contrato de concessão celebrado entre a Infraero e consórcio Invepar foi citado pelo coordenador. Segundo ele, com a nova administração, virão modernizações que beneficiarão tanto o Aeroporto, na parte de modernização, quanto a cidade, pois exigirá contração de mão de obra qualificada, e permitirá um relacionamento mais aberto com a Administração Pública. Segundo ele, a cidade também poderá pressionar mais a empresa para uma resposta mais rápida perante as diversas situações que possam envolver a atuação do Aeroporto e o cotidiano dos cidadãos.
Durante a audiência, o coordenador foi questionado sobre o processo de desapropriações que estão acontecendo no Jardim Novo Portugal. Choueri informou que foram feitos acordos entre as famílias em audiência realizada pela Justiça Federal. "Cada caso foi analisado e um valor justo foi proposto para que a desapropriação ocorra da melhor forma possível, porém há casos especiais que devido a problemas de documentação podem demorar um pouco mais", afirmou o coordenador.
Choueri lembrou que sempre ocorreram opiniões diversas relacionadas ao Aeroporto e a forma como ele influencia a cidade ao redor dele. "Sempre haverá pós e contras, mas os benefícios sempre são maiores. A coordenadoria sempre busca promover a resolução dos conflitos de forma que os cidadãos guarulhenses tenham uma resposta e uma compensação justa", declarou.