Política

Coordenadoria quer aumentar captação de recursos

A Coordenadoria de Relações Internacionais projeta para 2014 um orçamento de R$ 440 mil. Deste valor R$ 313 mil se referem a gastos principalmente com folha de pagamento.

Descontando outros custos, restam 46 mil para investimentos. Parece pouco, mas o coordenador Fernando Santomauro, presente à audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias nesta segunda-feira (10) na Câmara Municipal, garante que o montante é suficiente para as necessidades do órgão. "Temos uma média de 700 mil reais captados todo ano com as parcerias que assinamos", justifica Santomauro. "Trazemos mais dinheiro para a cidade do que gastamos", completa.

Para 2014, os planos da Coordenadoria, a exemplo destes últimos quatro anos, se concentram em quatro eixos: participação do município em redes de cidades, apresentação de projetos, integração como Mercosul e Cooperação Internacional. "Nossos investimentos têm como um dos objetivos o reconhecimento de Guarulhos como referência entre os países latino-americanos", explica Santamauro.

Para o próximo ano, a Coordenadoria busca principalmente dar atenção à captação de recursos, com destaque aos chamados recursos a fundo perdido, melhorar a integração com os países do Mercosul e com diversos países da África, como Moçambique e Costa do Marfim, e estreitar os laços com organismo multilaterais. "A chancela da ONU ou da Unesco abre muitas portas quando buscamos parcerias internacionais", afirma Fernando Santomauro.

Posso ajudar?