Cidades

COPA – Conforme previsto, faltam táxis no Aeroporto de Guarulhos

Jornalistas estrangeiros que chegaram ao Aeroporto Internacional de Guarulhos nesta segunda-feira chegaram a esperar mais de duas horas por um táxi. O tema vem sendo levantado há mais de um ano pela imprensa brasileira

Segundo reportagem publicada pelo UOL, a chegada da imprensa estrangeira ao Brasil nesta segunda-feira para a cobertura da Copa do Mundo de 2014 está sendo caótica. Jornalistas de diversos veículos relatam que estão esperando mais de duas horas para conseguir pegar um táxi no aeroporto de Guarulhos. Em Congonhas, o problema é parecido.

"Seria ótimo se tivesse um trem do aeroporto de Guarulhos para o centro de São Paulo. Eles estão construindo um? Ah, sim, vai ficar pronto. para 2016", ironizou o jornalista Brian Winter, da agência de notícias Reuters, que disse ter ficado mais de duas horas na fila antes de finalmente conseguir pegar um táxi no aeroporto.

Em nota enviada ao UOL Esporte, a administração do aeroporto informou que o trânsito de São Paulo e o excesso de demanda causam alguns problemas.  O GRU Airport informa que tem mantido diálogo com a Prefeitura de Guarulhos, responsável pelo contrato com a cooperativa prestadora do serviço de táxi, para efetuar o aumento da frota de veículos.

A Concessionária esclarece, ainda, que o serviço de táxi no desembarque do aeroporto é bastante impactado pelo trânsito de São Paulo durante os horários de pico, especialmente quando há algum fator adicional que provoca engarrafamentos em vias importantes da cidade. No período da manhã, os táxis demoram a chegar a São Paulo e, consequentemente, a retornar a Guarulhos. O mesmo ocorre no fim da tarde, quando o trânsito no sentido capital-Guarulhos também é lento, impedindo o regresso dos táxis ao aeroporto.

Como alternativas para o transporte de passageiros, há a linha da EMTU até a estação Tatuapé do Metrô e o serviço de ônibus executivo (Airport Bus Service), com linhas diretas para os principais pontos da capital, com partidas a cada 30 minutos em média, nos horários de pico.

Posso ajudar?