Esportes

COPA SP – Flamengo se despede da Copa SP pela porta da frente

Equipe guarulhense só foi confirmou participação na Copa São Paulo de Futebol Junior após diretoria do clube se comprometer a promover uma chave na cidade, apesar da negativa da Prefeitura em trazer o evento

A derrota por 5 a 0na última partida do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Junior, nesta quinta-feira para o Atlético MG, no campo do Nacional, em São Paulo,  foi apenas um detalhe em uma campanha vitoriosa do clube que, pela primeira vez na história, avançou adiante na fase de grupos.

 

Como sede do grupo Y, o Flamenguinho – que foi apontado pela grande mídia brasileira como a filial do Corinthians, devido à parceria que mantém com o clube paulistano – fez uma campanha de gente grande. Bateu o Imagine doTocantins por 9 a 0 na partida de estréia, depois bateu o tradicional Juventus por 3 a 2 no segundo jogo e ainda derrubou o favorito Vitoria da Bahia por 2 a 1, se classificando com 100% de aproveitamento.

A campanha na primeira fase garantiu ao Flamengo a segunda colocação entre os 104 clubes que participaram da competição deste ano. Mas nem assim a Federação Paulista de Futebol, que detém os mandos dos jogos, entendeu que o clube deveria seguir jogando em Guarulhos. Mandou para São Carlos a primeira partida do mata-mata contra o Palmeiras, segundo pior classificado na primeira fase, onde o time da capital já estava sediado.

Mesmo assim, o Flamengo de Guarulhos viajou mais de 300 quilômetros para bater o “gigante” Palmeiras por 4 a 3 em um jogo que chegou a ficar duas vezes atrás no placar (1 a 0 e 2 a 1 para o  time paulistano). Os guerreiros guaurlhenses souberam aproveitar os espaços, viraram a partida e chegaram a abrir 4 a 2 no marcador.

Classificado para as oitavas de final, o Flamengo mais uma vez foi impedido de jogar diante de sua torcida. A FPF marcou a partida contra o Atlético MG para o sofrível campo do Nacional de São Paulo, na Barra Funda, onde o time mineiro jogou a primeira fase e o mata-mata..

Na partida final, o Atlético MG, com uma forte marcação no meio de campo, neutralizou qualquer chance do Flamengo, que se intimidou e quase não foi ao ataque no primeiro tempo. Acuado em seu campo, o time de Guarulhos terminou o primeiro tempo atrás no marcador, apesar de tentar alguma coisa já nos minutos finais.

Quando começou o segundo tempo e o Flamengo poderia buscar o empate, um lance capital, que acabou com as chances do time guarulhense. O juiz apitou um pênalti inexistente a favor do Atlético, que aproveitou o erro do árbitro e chegou aos 2 a 0. A partir daí, o time mineiro soube explorar o desespero do adversário e foi ampliando o marcador até chegar à marca dos 5 a 0.

No final da competição, o Flamengo, que marcou 19 vezes nesse campeonato, conheceu sua primeira derrota. Uma goleada que não refletiu a campanha dos valorosos jogadores guarulhenses. 

Posso ajudar?