Diferente da disputa de 2016, quando Guarulhos não contou com qualquer equipe de ponta na Copa São Paulo Futebol Junior, a 48ª edição da competição reserva para o grupo 26, que será disputado na cidade, a presença do Avaí, vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Série B e que estará na Série A em 2017. Completam a chave os guarulhenses Flamengo e AD Guarulhos, além da Desportiva Paraense.
Tradicionalmente, desde a primeira vez em que sediou os jogos da Copa São Paulo em 1998, Guarulhos sempre contou com a participação de grandes equipes do futebol brasileiro. Vice-campeã brasileira em 1996, a Portuguesa integrou o grupo H ao lado do Internacional (RS) e foram as grandes forças daquela chave. AD Guarulhos e Rio de Janeiro, atual CFZ, eram os outros oponentes.
No ano seguinte, desfilaram pelo gramado do estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira o Palmeiras, Flamengo (RJ) e o Santa Cruz, que naquela ocasião disputava a Série B do Campeonato Brasileiro. O Flamengo foi o representante do município. Aliás, pelo grupo K, os homônimos fizeram um encontro inédito e histórico. Melhor para os cariocas que deixaram o estádio com a vitória por 4 a 2.
O município também já teve a honra de abrigar na condição de cidade sede da competição nacional ou duelos em outras fases, o São Paulo (2000), Grêmio e Bahia (2006), Atlético (PR) (2007 e 2015), Guarani (2007), Internacional (RS) (1998 e 2006), Fluminense (2009), Goiás (2010), Vitória (BA) (2011 e 2014), Ponte Preta e Figueirense (2012). Nos anos de 2006 e 2008 sediou partidas da semifinal entre Comercial (SP) e Juventus (SP) e São Paulo e Figueirense, respectivamente.
Entretanto, na edição deste ano da “Copinha”, Guarulhos recepcionou as equipes do Luverdense (MT), integrante da Série B do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza, que disputa a Série C do Brasileiro, e o Santo André, que viria a ser campeão Paulista da Série A2 e consequentemente a integrar a elite do futebol estadual. Para 2017, a cidade terá de volta o clássico municipal entre AD Guarulhos e Flamengo, a Desportiva Paraense e o Avaí, novo integrante da Série A do Campeonato Brasileiro.