Das 140 mil ligações recebidas pelo Centro de Operações Policial Militar, (Copom) todos os meses, 40% são trotes. É o que afirma o capitão Paim, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 7 (CPAM-7).
No ano passado, foram atendidos 1.057.244 trotes na central, alguns dando conta de falsas ocorrências e, a maioria, se resumem a xingamentos aos policiais. O Copom constatou que a maior parte destas ligações é realizada por adolescentes, de telefones públicos instalados em escolas.
Este ano, nos três primeiros meses, os índices de trotes apresentaram aumento. Em janeiro, por exemplo, foram 9.056 trotes a mais que no mesmo mês de 2010, quando 90.790 trotes foram recebidos. Em fevereiro, o aumento foi de mais de sete mil, e, em março, foi de 2.343, comparado aos mesmos meses do ano passado.
O capitão explica que dos 60% de ligações restantes são para prestação de serviço de orientação não pertinente à corporação e, apenas 40% destes resultam em ocorrências, o que representam somente 10% do total de ligações recebidas mensalmente. "A PM está a postos para atender a população, entretanto, o 190 deve ser bem utilizado, para que ocorrências sérias sejam atendidas com mais rapidez", diz.
A reportagem acompanhou o atendimento no Copom e, em menos de cinco minutos, uma das atendentes já havia atendido um trote e um pedido de informação, o telefone de um conselho tutelar, que pode ser encontrado facilmente pela internet ou pelo serviço de atendimento da Telefônica, por exemplo.