O Ministério de Defesa da Coreia do Sul informou hoje que vai mobilizar temporariamente quatro lançadores restantes – de um total de seis – de um polêmico sistema antimísseis fornecido pelos EUA, conhecido como Thaad pela sigla em inglês, após a Coreia do Norte ter lançado ontem seu sexto e maior teste nuclear.
O Thaad, que foi desenvolvido pelos EUA para proteger a Coreia do Sul de eventuais mísseis norte-coreanos, sofre forte oposição da China, que vê no sistema uma forma de minar a segurança nacional de Seul.
Também contrário ao sistema, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, suspendeu a mobilização dos quatro lançadores em maio, logo após a assumir, num momento em que dois outros lançadores já haviam sido instalados.
O teste nuclear norte-coreano, no entanto, levou Moon a rever sua posição e anunciar a mobilização temporária dos lançadores restantes.
Mais cedo, militares sul-coreanos alertaram que a Coreia do Norte está se preparando para o possível lançamento de outro míssil balístico intercontinental, semelhante ao que foi testado há uma semana. Fonte: Dow Jones Newswires.