Esportes

Corinthians-Guarulhos vence São Judas e se mantém na elite do vôlei brasileiro

Após uma primeira temporada de sucesso na Superliga Masculina de Vôlei, quando foi eliminado nos playoffs pelo fortíssimo Sesi-SP, o Corinthians-Guarulhos sofreu, mas conseguiu permanecer na elite brasileira ao vencer o São Judas por 3 sets a 0 (parciais 25/19, 25/17 e 25/23 ), em quase duas horas de jogo, no Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques, no Parque São Jorge, na zona leste de São Paulo, local em que a equipe havia atuado apenas uma vez durante toda a sua trajetória. 
 
O time guarulhense entrou pressionado na noite deste sábado, 16/03, pois uma derrota poderia significar o descenso à Liga Ouro – segunda divisão do vôlei nacional. Com os experientes Serginho (líbero), Riad (central), Marcelinho (levantador), Sidão (central), Diogo (ponteiro) e o jovem Fábio (ponteiro), entre outros atletas, a equipe dirigida pelo técnico Gersinho dominou todo o confronto e, apesar de alguns momentos de equilíbrio, não teve sua permanência na Superliga ameaçada em nenhum instante. Até porque o Caramuru, rival direto na disputa pela continuação na elite, não oferecia resistência ao Minas em uma das partidas da última rodada da primeira fase do torneio. 
 
O JOGO
O cenário estava todo preparado no Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques, no Parque São Jorge, na zona leste da Capital, na noite deste sábado, 16/03. A torcida do Corinthians-Guarulhos não compareceu em peso – mesmo com a troca de ingresso por um alimento não-perecível -, mas fez bastante barulho durante o aquecimento da equipe em quadra e no decorrer do confronto, vibrando a cada ponto. Pela frente, o adversário paulistano São Judas já não almejava mais nada na Superliga Masculina de Vôlei da temporada 2018/2019. Afinal, entrou na última rodada da primeira fase rebaixado à próxima edição da Liga Ouro  
 
No entanto, apesar da posição ruim na tabela, o rival não “amoleceu” o jogo para o time guarulhense. Logo no primeiro ponto, os corintianos tiveram uma amostra de que a partida não seria fácil. Após um belo rally, o São Judas começou a partida em vantagem, logo revertida com dois pontos do ponteiro Fábio, sendo um deles fruto de um ace. 
 
Mas o São Judas se recuperou e ficou à frente do marcador por quase todo o primeiro set, chegando a abrir dois pontos de vantagem em alguns momentos. O Corinthians-Guarulhos só conseguiu a virada já no final da parcial, quando fez 18 a 17. Depois disto, a equipe alvinegra não deixou mais a dianteira escapar e fechou o set por 25 a 19, em 27 minutos, com um bloqueio triplo. 
 
Já o segundo set começou mais tranquilo para os corintianos, que abriram 7 a 3 com certa facilidade no início da parcial. O São Judas, porém, encostou e obrigou o técnico alvinegro Gersinho a pedir tempo para tentar acertar a equipe. A ação funcionou e o Corinthians-Guarulhos descolou no placar, encerrando a parcial em fáceis 25 a 17. 
 
O terceiro set foi mais equilibrado, com as duas equipes “trocando pontos”, sem que nenhuma conseguisse se desgarrar. Em um determinado momento, o São Judas liderou a parcial por 22 a 21, mas, depois de um rally e uma bela recuperação corintiana, o alvinegro virou para 23 a 22 e fechou em 25 a 23. Festa e alívio para a torcida corintiana, que ainda viu o levantador Marcelinho ser eleito o melhor atleta do jogo

Posso ajudar?