Para se segurar na liderança enquanto o novo Corolla de verdade não vem, a Toyota apresenta a linha 2012 com algumas poucas mudanças estéticas mas com uma nova família de motores e transmissões para as versões 1.8L 16V Flex. As configurações das versões seguem as mesmas: XLi e GLi, com transmissões automática e manual e motor de 1.8L 16V Flex, e XEi e Altis, com câmbio automático e motor de 2.0L 16V Flex.
Como novidades, a linha 2012 apresenta nova grade dianteira, maior e com filetes centrais mais finos em comparação com o modelo anterior, que destaca a insígnia da Toyota. O para-choque frontal está mais proeminente e avança em direção ao conjunto óptico, contornando os faróis. Na parte inferior do para-choque, a entrada de ar está mais larga e a moldura dos faróis de neblina foi verticalizada, itens que ressaltam a modernidade das novas linhas e criam um visual mais imponente e harmônico com todo o conjunto dianteiro.
Na lateral, as rodas de liga leve das versões GLi e XEi e da versão top de linha Altis foram redesenhadas e estão mais elegantes e modernas. Para as versões GLi e XEi, a roda de liga leve de cinco pontos mostra agora duas superfícies sobrepostas. Já a roda de liga leve do Altis traz vincos nos seus raios.
As mudanças na traseira são as mais profundas. As lanternas têm um novo set de distribuição das lâmpadas. A moldura da placa está mais ampla, e a moldura que sobrepõe a tampa do porta-malas ocupa praticamente toda a superfície da tampa traseira. Nas versões XEi e Altis, a Toyota adotou lanternas com LED, que visam a reforçar o apelo de tecnologia e sofisticação.