Saúde

CORONAVÍRUS: Guti suspende aulas das escolas municipais e antecipa férias do meio do ano

A Prefeitura de Guarulhos anunciou, na manhã deste domingo, 15/03, uma série de medidas restritivas com o objetivo de evitar a rápida proliferação do coronavírus

A Prefeitura de Guarulhos anunciou, na manhã deste domingo, 15/03, uma série de medidas restritivas com o objetivo de evitar a rápida proliferação do coronavírus, surto que tem aumentado exponencialmente no mundo todo, mas que ainda não apresentou caso confirmado em Guarulhos.

Entre as medidas está a suspensão das aulas das escolas municipais a partir do dia 23/03. “De segunda-feira, 16/03, até a sexta, 20/03, nós recomendamos que os pais não levem seus filhos e filhas, mas será um período de suspensão gradual”, disse o prefeito Guti, em uma live transmitida pelas redes sociais.

“Como esse vírus se espalha muito rápido, as orientações das autoridades de saúde também mudam a cada dia. E nossas medidas precisam ser atualizadas com a mesma rapidez. Acabamos de nos reunir com o grupo de trabalho sobre o tema. Começamos às 9h. Agora são 11h17. Nesta segunda-feira, 16, publicaremos um decreto de emergência, que nos permite contratar mais rapidamente e tomar medidas importantes para a saúde pública sem burocracia”, afirmou.

Segundo o prefeito, que estava acompanhado dos secretários Edmilson Americano e Bruno Gersosimo, no vídeo, os parques da cidade, como Bosque Maia, Chico Mendes e Fracalanza, não serão fechados por hora. Mas a recomendação é para que as pessoas evitem frequentar esses espaços.

A exceção é o Zoológico Municipal. “O zoo, na Vila Rosália, estará fechado a partir de amanhã [dia 16] para visitação. A ciclofaixa de lazer, na Avenida Paulo Faccini, também estará suspensa a partir de amanhã”.

Guti anunciou que os profissionais de saúde terão folgas e férias suspensas nos próximos 60 dias, para o caso de necessidade de maior atendimento.

Além da suspensão das aulas nas escolas municipais – de 23/03 a 31/03 –, Guti antecipou as férias de meio de ano para o mês de abril, de 1º/04 a 30/04. “Importante dizer que durante suspensão de aulas, em março, as famílias que precisam da alimentação nas escolas municipais poderão retirar as merendas normalmente. A alimentação continuará sendo servida aos alunos que precisam, mesmo sem as aulas”, apontou o prefeito.

Cursos e atividades que envolvem grupos de maior risco de contaminação, como os idosos, também serão suspensos a partir desta segunda, como os realizados pelas secretarias do Trabalho e de Direitos Humanos.

Serviços suspensos a partir desta segunda-feira

Zoológico

Cursos na Assistência Social e Secretaria do Trabalho

Projetos de aulas no Esporte e na Cultura

Academia 60+

Centro Dia do Idoso – a partir do dia 17/3

Centro de Convivência do Idoso (CCI)

Eventos Esportivos – realizados sem público nesta semana

Posso ajudar?