Integrantes da Corporação Andina de Fomento (CAF) estiveram na manhã desta quarta-feira, dia 4, nas regiões do Presidente Dutra, Ponte Alta e Água Azul para dar andamento às visitas de campo que tiveram início na última terça-feira (3), com vistoria a vias próximas, travessias e a foz do Rio Baquirivu, além de áreas para implantação do reservatório e do Parque Linear. No período da tarde, eles voltaram a se reunir no Paço Municipal, em mesas temáticas, com técnicos de diversas pastas, lideradas pelo secretário de Governo, Edmilson Americano.
Nesta quarta-feira, a comitiva – que teve a participação do secretário de Habitação, Silvio Figueiredo; de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, e do Meio Ambiente, Abdo Mazloum, entre outros representantes do governo municipal – visitou as ruas Cem e Caetano, próximas às margens do Baquirivu, no Jardim Presidente Dutra.
No local, o secretário de Habitação explicou como funcionam os processos de remoção, locação social e reassentamento de famílias. Em seguida, o grupo seguiu à área onde será feita a implantação do loteamento Ponte Alta II. Um terreno de 230 mil m², que contará com 345 lotes residenciais, prédios com 378 apartamentos, áreas verdes e implantação de serviços como PEV/LEV, UPA, escola, quadra, área comercial e toda a infraeestrutura com arruamento, pavimentação e drenagem. A previsão é que a área abrigue mais de 3 mil pessoas.
Por fim, a comitiva visitou o Horto Florestal de Guarulhos – Reserva Biológica Burle Marx, no bairro da Água Azul. O espaço, que tem vocação para produção arbórea, possui um equipamento de educação ambiental, estufa e é uma área de proteção permanente com 33 mil m². Eles falaram sobre o acervo de mudas advindas de medidas de mitigação e também de produção, remanejo de plantas e programa Ilhas Verde, que reduz as ondas de calor.
A missão composta por 10 integrantes da CAF tem como objetivo avaliar a viabilidade e a liberação da verba para o programa que é de cerca de US$96 milhões. Os técnicos são responsáveis pela análise econômica, de aspectos setoriais e de engenharia, ambientais, sociais, mudanças climáticas e de financiamento verde. Após a visita de campo dessa quarta-feira, foram realizadas reuniões temáticas com representantes da administração para tratar de um documento de compromisso entre a CAF e a Prefeitura.
O Programa de Macrodrenagem e Controle de Enchentes do Rio Baquirivu-Guaçu em Guarulhos contará com financiamento externo. O objetivo do programa é a redução de cheias, diminuindo a quantidade de ocorrências registradas, através da ampliação da calha do rio Baquirivu-Guaçu e a construção de reservatórios, recuperação de áreas de várzeas, com implantação de parque linear, arborização, passeio público, ciclovia, pista de corrida e mobiliário urbano, com lixeiras para coleta seletiva, ampliação da foz do córrego CochoVelho, melhoria de vias urbanas nos bairros da Bacia do rio Baquirivu e ampliação dos corredores viários de acesso ao aeroporto internacional de Guarulhos.
A gestão do programa cabe às secretarias de Governo, de Obras, da Habitação, da Assistência Social e do Meio Ambiente, que atuarão no desenvolvimento, monitoramento e fiscalização da obra. O programa contará também com envolvimento das secretarias da Fazenda, Justiça, de Transportes e Mobilidade Urbana, além da Procuradoria Geral do Município.