A primeira etapa do corredor de ônibus Santos Dumont, na avenida de mesmo nome, entre a Via Dutra e a avenida Guinle, em Cumbica, deve ser concluído até final do ano pela Prefeitura de Guarulhos. O prefeito Guti esteve nas obras na manhã desta quinta-feira (8). As intervenções devem beneficiar cerca de 90 mil passageiros diariamente por meio de 26 linhas, com uma frota de 239 ônibus, que irão trafegar no local. A estimativa é que 2,2 milhões de passageiros serão transportados por mês.
Iniciadas em 1º de dezembro, as intervenções fazem parte do PAC – Mobilidade Urbana e são financiadas pelo Ministério das Cidades. Para Guti, milhares de trabalhadores poderão chegar mais rápido a seus destinos. “O Corredor Santos Dumont beneficia diretamente a população e as centenas de empresas instaladas nesta região, já que vai agilizar a ida e vinda dos trabalhadores, por meio de um transporte mais rápido e eficiente”, afirmou.
A primeira etapa tem cerca de 1.900 metros de extensão e inclui a recuperação de toda a pavimentação da avenida Santos Dumont, colocação de sinalização horizontal e vertical e implantação de quatro paradas de ônibus. Segundo o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Giuliano Locanto, a segunda etapa tem cerca de 1.400 metros e vai da rodovia Presidente Dutra até a Cariri-açu, pela rua Mario Perdigão, retornando pela avenida Santos Dumont até a via Dutra, incluindo a construção de um viaduto exclusivo para os ônibus sobre a rodovia, onde atualmente existe um vão central.
O valor total da obra é de R$ 51,5 milhões, sendo 5,01% contrapartida da Prefeitura. A obra é realizada pelo consórcio T-A Trail/Arvek, e supervisionada pelo Departamento de Planejamento e Projetos da Secretaria de Transportes e Trânsito.