Esportes

Corrida Internacional bate recorde de participantes em sua 6ª edição

Parte do calendário de festejos pelos 454 anos de fundação do município, a Corrida Internacional Cidade de Guarulhos, que chega a sua 6ª edição, atingiu neste ano seu maior número de participantes desde 2009. Para esta temporada, a prova, que será realizada neste domingo, 7, conta com a participação de dois quenianos, que irão percorrer os 10 quilômetros propostos para conclusão da atividade.
 
Apesar de ser uma prova internacional e integrada ao calendário oficial da FPA (Federação Paulista de Atletismo), o número de estrangeiros participantes desde a primeira edição não se alterou ao longo das seis edições. Com exceção da etapa de 2012, quando um representante da Tanzânia participou, os outros onze estrangeiros foram de nacionalidade queniana.
 
Aliás, tanto na disputa feminina quanto masculina os africanos tÊm o domínio da prova com cinco primeiros lugares, um segundo, e outros dois terceiros. Entretanto, as atletas do Quênia são soberanas na prova feminina, tanto que levaram para o país africano as cinco conquistas anteriores, diferente do masculino que conseguiu êxito apenas em 2010 quando Emanuel Bett subiu no ponto mais alto do pódio.
 
E assim como na tradicional Corrida de São Silvestre, realizada na Capital, os quenianos detém as melhores marcas no 10 quilômetros de prova pelas ruas guarulhenses. No masculino, Emanuel Bett fez o melhor tempo em 2010 quando concluiu o percurso em 29 minutos e 42 segundos. Entre as mulheres Nelly Jepkurui cravou, no ano seguinte, a marca de 33 minutos e 58 segundos.
 
 
Prefeitura aposta na projeção do município 
 
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes entende que a Corrida Internacional Cidade de Guarulhos serve como mecanismo propulsor de visibilidade midiática para o município, além da considerar ser este uma grande festa esportiva em comemoração do aniversários da cidade. A Pasta também ressalta que estes eventos colaboram para a promoção de saúde e qualidade de vida aos munícipes. 
 
Já correram pelas via guarulhenses cerca de 13 mil atletas, sendo doze deles de outras nacionalidades. A prova é dividida em duas categorias: profissionais de elite com percurso de 10 mil metros e guarulhenses com limite máximo de 5 quilômetros. A largada e a chegada se darão na avenida Paulo Faccini, em frente ao Bosque Maia.
 
Trajeto inclui vias da região central
 
Depois de iniciada, ela segue pelas avenidas Salgado Filho, Benjamin Harris Hunnicutt, Transguarulhense, retorna na C, Transguarulhense, Bartolomeu de Carlos, Salgado Filho (sentido Centro), rua Celso, Jaiminho, avenida Salgado Filho (sentido bairro), Paulo Faccini (sentido Centro), rua Professora Brasília Castanho de Oliveira, Paulo Faccini (sentido Bairro) e finalizada no portão 2 do Bosque Maia.
 
Dentro deste trajeto o maior desafio para os participantes será quebrar a hegemonia das quenianas na modalidade elite feminina e manter os quenianos distantes do primeiro lugar, como já realizado desde 2011. Na etapa guarulhenses, Francisco Santos é o maior vencedor e atual tricampeão. Em 2011, ele fez o melhor tempo da corrida com 31 minutos e 23 segundos. No feminino, Ana Emperador repetiu o feito de Santos e juntos buscam o tetracampeonato.
 
 
Kits serão entregues neste sábado
 
A entrega dos kits para os participantes está programada para acontecer neste sábado, 6, a partir das 9h, na tenda multiuso do Bosque Maia. Para a retirada será necessário apresentar documento de identificação com foto e o comprovante de inscrição. Para fazer a retirada para outras pessoas, também deve-se apresentar os respectivos documentos e comprovantes de inscrição. O evento distribui, segundo à Administração Pública, R$ 34 mil em prêmios.
 
Para a realização do evento a STT (Secretaria de Transporte e Trânsito) desenvolve programação especial para a circulação de veículos na região que abrange o percurso da prova. As mudanças começam a serem implantadas a partir das 6h com previsão para liberação total do trânsito ás 13h, após recolhimentos dos acessórios utilizados para a operação.
 

Posso ajudar?