Cidades

Costa do Marfim quer estreitar relação com empresários brasileiros

Aumentar a exportação de produtos brasileiros para a Costa do Marfim foi o principal objetivo do seminário sobre oportunidades de negócios com o país africano na manhã desta terça-feira, 27, na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE)

O encontro foi promovido pela regional Guarulhos da Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Africa (CICBA) e que contou com a presença do Cônsul da Costa do Marfim, o diplomata Tibe Bi Gole Blaise; do presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar; do presidente da regional Guarulhos da CICBA, Rogério dos Santos; e empresários.

Segundo Tibe Bi Gole Blaise, o comércio entre o Brasil e países africanos é discreto e, portanto, é preciso criar uma relação comercial firme com os brasileiros. Ele citou seu país, a Costa do Marfim, que possui 22 milhões de habitantes, e é considerado um dos maiores produtores de cacau do mundo. No entanto, o setor agrícola de seu país sofre com a falta de mecanização, já que 90% do trabalho ainda é realizado manualmente.

“A relaçã entre os países precisa ser consolidada. Se não for assim o Brasil perde o trem do futuro. O que queremos é que o empresário pequeno, médio e grande venda seus produtos para a África”, disse.

Jorge Taiar, presidente da ACE-Guarulhos, destacou o papel da entidade em oportunizar bons negócios para seus associados. “É um dever da ACE-Guarulhos propor encontros como este para os empreendedores guarulhenses, especialmente esta oportunidade tão importante de nos relacionarmos com os países africanos”, falou.

O presidente da regional Guarulhos da CICBA, Rogério dos Santos, aproveitou o encontro para informar a ida de uma comissão de empresários a Costa do Marfim em setembro, bem como a inauguração da sede regional da Câmara no município. “O projeto do Cônsul é de instalar diversas sedes da CICBA pelo Brasil”, completou.

 

Posso ajudar?