Cidades

CPTM abre licitação para estudos da expansão da Linha Jade até o Bonsucesso

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) divulgou nesta quinta-feira, 9/9, o aviso de licitação para elaboração dos estudos de expansão da Linha 13 – Jade, que hoje termina na Estação Aeroporto, até o Bonsucesso.

A vencedora do edital, que tem abertura do envelope prevista para o dia 23 de novembro, realizará os estudos de viabilidade ambiental, além das análises econômica e de mercado.

Em visita a Guarulhos no último dia 31, o secretário estadual de Transportes, Alexandre Baldy falou que a expansão continua nos planos, mas não deu prazo para início de obras. “Esses projetos foram iniciados, mas os investimentos ainda não estão valorados. Portanto, há expectativa de ser realizado. A gente tem esse planejamento, mas não vai fazer nesse momento”, afirmou Baldy.

A última previsão, divulgada em 2019, incluía a entrega das novas estações São João, Presidente Dutra e Bonsucesso em 2024, o que não vai se confirmar. A expansão acrescentaria uma demanda de mais de 200 mil usuários por dia ao sistema ferroviário, segundo estimativa da CPTM.