A Secretaria de Transortes Metropolitanos determinou que a CPTM amplie o número de viagens na Linha 13-Jade nesta sexta-feira, 10/05, para amenizar os efeitos da greve dos motoristas e cobradores de Guarulhos. De acordo com a nota enviada ao GuarulhosWeb pela pasta, a companhia vai aumentar o número de trens em circulação, o que vai reduzir o intervalo entre as composições de 20 para 15 minutos e ampliar a capacidade de transporte de passageiros de 7 mil para 10 mil por hora em cada sentido.
Já a EMTU, responsável pelos ônibus intermunicipais, também afirmou ao GuarulhosWeb que lamenta a paralisação anunciada pelo Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Empresas de Transporte de Guarulhos e Região (Sincoverg). "A ação pode prejudicar milhares de passageiros de ônibus que se deslocam diariamente de Guarulhos à capital e a municípios próximos", destacou a empresa.
A EMTU também ressaltou que, como gerenciadora e fiscalizadora do sistema intermunicipal, espera que o sindicato cumpra a determinação da Justiça do Trabalho de colocar em circulação 70% da frota nos horários de pico e 50% nos demais horários.
"Cabe salientar ainda que as operadoras podem ser autuadas caso deixem de cumprir os horários de partida determinados em contrato. Se necessário, a EMTU vai deslocar ônibus de outras linhas da região para auxiliar no deslocamento dos passageiros de Guarulhos aos destinos desejados", concluiu.