A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou o Diário Oficial a licitação para “contratação de prestação de serviços técnicos profissionais especializados de engenheira e arquitetura para elaboração de anteprojeto, estudos de viabilidade, análises mercadológicas e econômico-financeira” com o objetivo de expandir a Linha 13 – Jade até o bairro de Bonsucesso.
O avião Vulcanair p68c, segundo o portal ViaTrolebus, deve ser utilizado para realizar fotografias do anteprojeto, que inclui as estações São João, Presidente Dutra e Bonsucesso. Atualmente, a linha atende uma média de 9.482 passageiros diariamente, a menor dentre todas da CPTM. Apesar disso, segundo dados divulgados pela companhia referentes ao mês de setembro, em comparação com agosto, a linha que corta a cidade de Guarulhos até as proximidades do aeroporto registrou crescimento de 6,83%, o maior crescimento dentre as rotas ofertadas pela CPTM. Ainda assim, bem aquém dos 100 mil previstos no início do projeto.
No mês de agosto, em visita a Guarulhos, o secretário estadual de Transportes, Alexandre Baldy, confirmou que ainda existe o planejamento de levar a Linha 13 – Jade, que hoje termina na Estação Aeroporto, até o bairro de Bonsucesso. “É uma previsão. Esses projetos foram iniciados, mas os investimentos ainda não estão valorados. Portanto, há expectativa de ser realizado. A gente tem esse planejamento, mas não vai fazer nesse momento”, afirmou Baldy.
“Primeiro nós realizamos os investimentos que são necessários pra ela ser uma linha eficiente pra quem usa hoje. Quanto mais longevo a gente for com uma linha exclusiva, menos tempo a gente vai oferecer pra quem sai daqui chegar ao Centro na linha existente”, completou Baldy.
A última previsão, divulgada em 2019, incluía a entrega das novas estações São João, Presidente Dutra e Bonsucesso em 2024, o que não vai se confirmar. A expansão acrescentaria uma demanda de mais de 200 mil usuários por dia ao sistema ferroviário, segundo estimativa da CPTM.