A CPTM prevê que a nova Linha 13-Jade, também conhecida como Trem de Guarulhos, será aberta entre o fim deste mês e o começo de abril. O GuarulhosWeb apurou que o início das operações será no sábado, dia 31 de março. A linha conectará o aeroporto de Guarulhos à rede metroferroviária da Grande São Paulo.
O funcionamento inicialmente será apenas aos fins de semana e sem cobrança de tarifa. O horário previsto vai das 9h às 13h apenas no mês de abril. Já em maio a ideia é estender a operação para todos os dias da semana, embora a CPTM não tenha revelado se também o horário será ampliado. Por fim, em junho estima-se iniciar a operação comercial das 4h à 0h (meia-noite) e já com cobrança de passagem.
A partir da cobrança de tarifa, a CPTM pretende oferecer três serviços aos passageiros, o regular, entre Engenheiro Goulart e a estação Aeroporto Guarulhos, com intervalo de 12 minutos e tempo de viagem de 15 minutos, “Connect”, com partidas da estação Brás a cada 24 minutos e que funcionarão em conjunto com as viagens regulares, e “CPTM Airport-Express”, o serviço expresso saindo de Luz e sem paradas até o aeroporto. Nesse caso, haverá uma cobrança de tarifa, de valores ainda em estudo, entre R$ 8 e R$ 10, com início em julho.
Ainda faltam alguns trabalhos para permitir que a linha comece a funcionar. Entre eles estão a instalação das vias dos trens no viaduto estaiado, que foi concluído no início de fevereiro, alguns trechos de obras civis e energização da via, prevista para os dias 10 a 12 de março. Só então será possível realizar testes dinâmicos com os trens da CPTM a fim de averiguar todos os sistemas. Nos últimos dias, inclusive, a empresa levou duas locomotivas a diesel carregadas com brita para avaliar a estrutura elevada.
Até Bonsucesso
O trecho Bonsucesso-Parque da Moóca, que prevê levar a linha até depois do aeroporto de um lado, e até a Linha 10-Turquesa do outro, já teve seu projeto funcional praticamente concluído (quando são definidos aspectos como o traçado e o tipo de via). Agora, segundo a empresa, trabalha-se nos projetos básicos e executivo, ou seja, que permitirão que a nova fase seja licitada caso o governo do estado tenha interesse.
Até mesmo a extensão entre Parque da Moóca e a estação Chácara Klabin, que consta de algumas projeções da CPTM, tem avançado e pode ter seu projeto funcional definido em breve.