A Prefeitura apresenta nesta quinta-feira (12), às 18h30, o programa “Crack, é possível vencer” no 4º Seminário Internacional de Integração Étnico-Racial e as Metas do Milênio no auditório da Faculdade Eniac (rua Força Pública, 89, Centro). A palestra será feita pela coordenadora do programa em Guarulhos, Sanzia Maria Lima, e pela psicóloga Helena Saroni, da Secretaria de Saúde, e mediada pelo membro da coordenação do programa, Regis Negro. O Fórum de Moradores de Rua e pessoas em situação de rua devem participar do evento. O evento, que visa discutir a educação inclusiva, prossegue na sexta-feira (13) com a palestra sobre o Consultório de Rua, da Secretaria da Saúde, às 14h30.
Projeto de inserção social com pessoas em situação de rua e que fazem o uso problemático de crack, álcool e outras drogas, “Crack, é possível vencer” é uma proposta do Governo Federal em parceria com a Prefeitura e que está em fase de finalização de edital para contratação de entidade social com experiência na área de tratamento em liberdade. A proposta é abordar o tema de forma multidisciplinar envolvendo diversas Secretarias Municipais como Saúde, Meio Ambiente, Fundo Social, Trabalho, Desenvolvimento e Assistência Social, Governo, Cultura e Educação.
O programa
“Crack, é possível vencer” é um programa do Ministério da Justiça organizado em três eixos – prevenção, cuidado e autoridade – e tem como objetivo promover ação integrada entre a União e o município para enfrentamento ao crack e outras drogas através de políticas públicas de prevenção, do aumento da oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, da redução da oferta de drogas ilícitas por meio do enfrentamento ao crime organizado e ao tráfico de drogas, e da promoção de ações de educação, informação e capacitação.


