O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social Cumbica realizou na última terça-feira, dia 27, uma reunião de acolhimento com 61 famílias, cujas crianças e adolescente fazem parte do Serviço de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Jovens em Ação. As atividades proporcionadas aos jovens, com idades entre 6 e 17 anos, são executadas de forma indireta pelo Centro Social Brasil Vivo – uma organização da sociedade civil conveniada com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.
Realizada na própria entidade, o encontro teve por objetivo explicar o papel do CRAS e esclarecer as famílias sobre seus direitos quanto ao acesso da Política de Assistência Social. A iniciativa vai ao encontro do que o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) preconiza quanto ao trabalho territorial, que vai além de pensá-lo enquanto espaço geográfico, sendo necessário conhecer suas especificidades e dinâmicas, possibilitando o planejamento e monitoramento da rede de serviços para minimizar as vulnerabilidades existentes.
Jovens em Ação
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos visa fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. A proposta é oferecer constantemente atendimento em grupo com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, criando situações desafiadoras, estimulando e orientando os jovens na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ofertado para complementar o trabalho social com famílias. Ele é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Mais informações podem ser obtidas nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).