Cidades

Cratera em rua do Taboão tem vazamento constante de água

Saae não soube explicar o motivo do problema no local, nem quantidade de água perdida

Uma cratera na rua Tenente Campos, no Taboão, jorra água constantemente desde a madrugada de quarta-feira passada, quando houve o rompimento de parte da tubulação. Além do desperdício de água, o buraco prejudica o trânsito e a rotina dos moradores.

O professor Rafael Souza, 29 anos, está impossibilitado de tirar o carro da garagem em função da proximidade do buraco com a residência dele. "Precisei levar meu pai até o Hospital Padre Bento de ônibus, porque é impossível tirar o carro".

Souza declara que na quarta-feira passada foi feita uma reclamação no Fácil Taboão, além de outras por telefone e pela internet. "Já passou uma semana que o vazamento de água começou e o Saae [Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos] ainda não interrompeu a vazão. Somos obrigados a participar de racionamento e tanta água está sendo desperdiçada".

O comerciante Luiz Carlos Amorim, 43, não pode estacionar o veículo em frente à garagem, porque atrapalharia o trânsito. "Os motoristas não vão conseguir passar do outro lado da rua". Ele comenta que precisa tomar cuidado na hora de colocar o carro na garagem para a roda não cair no buraco.

O Saae informa que uma equipe da autarquia esteve no local na manhã desta terça-feira, e providenciou o conserto do ramal de ligação que estava rompido. Na mesma data, a equipe detectou rompimento de trecho de rede próximo do endereço, e executou os serviços de reparo na tarde desta quarta-feira, solucionando os dois problemas de vazamento.

Questionado pelo HOJE, o Saae não soube explicar como é possível a água jorrar da cratera mesmo em dias de racionamento. Esclareceu apenas que o sistema preestabelecido na região é de dois dias com água e um dia sem água.

Sobre a quantidade de água que foi desperdiçada, o Saae informou somente que a medição de perda de água é realizada nos 103 setores divididos no município, o que inviabiliza a aferição localizada da perda de água.

Posso ajudar?