Cidades

Cresce a procura para ser um corretor de imóveis, aponta delegado do Creci

Isso porque, ao todos, são mais de 20 mil unidades de imóveis lançadas

A procura para ser um corretor imobiliário cresce na cidade, em decorrência de quase 20 mil unidades de imóveis lançandos no mercado. É o que informa Donizete de Araújo Blanco, 51, delegado regional do Creci – Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Um dia antes da data que comemora o profissional corretor de imóveis, o delegado Donizete destaca a importância da profissão. "Vamos ver toda a parte do contrato, verificar o dinheiro, ver quais as condições melhores para o cliente", explica ele.

Responsável em intermediar as negociações de um imóvel entre comprador e vendedor, o corretor imobiliário tem a função de apresentar as melhores condições e necessidades para o cliente durante a compra ou locação da casa. Uma tarefa importante para trazer segurança para o comprador na hora da venda, além de resolver toda a parte burocrática de documentação do imóvel.

"Fazemos toda a parte administrativa do aluguel, da compra e venda, da avaliação do imóvel. Verificar as condições da casa, então existem muitas tarefas", conta Donizete. "O corretor é um pouco de tudo. Entendemos um pouco de direito, para entender as legislações sobre imóveis, um pouco de psicólogo, que se preocupa no emocional do cliente e arquiteto, que entende o desenho da casa".

Contratando – Para o comprador que pretende adquirir um imóvel, é importante verificar se o corretor está habilitado para função – ou seja, possui o credenciamento do Creci. "Em primeiro lugar, o cliente tem que ver se o profissional tem o registro de carteira e se está em dia. Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com o conselho", explica o delegado.

Segundo Donizete, o corretor legalizado pode trazer mais confiança e satisfação para o cliente. Hoje, para se tornar um profissional na área, é necessário que a pessoa realize o curso de transações imobiliárias (TTI) e faça um estágio obrigatório para conseguir o credenciamento.

Posso ajudar?