O aumento da inadimplência do consumidor cresceu 8,2%, em maio, segundo dado divulgado pela Serasa Experian. "Tudo indica que os índices de Guarulhos ficarão bem próximos dos números da Serasa", afirma Jorge Taiar, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE). O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou alta de 21,7% no mês de maio em comparação com o mesmo período de 2010. Em relação a abril deste ano, o indicador subiu 8,2%.
Segundo o presidente da ACE, o poder de ganho possibilita a falta de controle, que compromete a renda das pessoas com alto índice de endividamento, sem ter condições de honrar os compromissos financeiros. Na loja Surfxpress, o pagamento pode ser efetuado tanto com dinheiro, como cheque e cartão. O gerente Jefferson Seabra de Lima, de 22 anos, explica que o estabelecimento está coberto contra a inadimplência através da avaliação realizada pelas financeiras.
"Mas se algum vendedor assumir o compromisso de receber um cheque sem avaliação prévia da financeira, estará sujeito a reembolsar todo o valor do pagamento a ser efetuado". Taiar comenta que os cheques não são os únicos responsáveis pelo índice de inadimplência. "Por causa dos cartões de crédito, as redes financeiras estão comprometidas com os inadimplentes".