Saúde

Cresce o número de picadas de escorpiões em Guarulhos

Guarulhos registrou uma alta de 20% no número de picadas de escorpiões durante 2021, em comparação com o ano anterior. Ao todo, foram 55 ocorrências, ante 46 contabilizadas em 2020.

Apesar do crescimento, o número ainda é inferior aos 74 casos de 2019. Em Guarulhos, a Secretaria da Saúde divide o município por regiões. Os bairros com maior incidência no ano passado foram, por área, Vila Galvão e Macedo, na Região 1; Recreio São Jorge e Continental na Região 2; Soberana e Santo Expedito na Região 3; Cidade Satélite na Região 4.

A Prefeitura monitora a presença dos animais e executa, de acordo com a demanda, ações de estratégia para o controle e prevenção com os acidentes. Moradores que observarem a presença destes animais, devem entrar em contato com a Divisão Técnica do Centro de Controle de Zoonoses de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h através do telefone: 2436-3666, para avisar sobre a ocorrência de escorpião e receber orientações preventivas.

Deve ser evitado realizar a captura dos mesmos para evitar picadas acidentais. Caso os animais sejam capturados vivos, devem ser mantidos em recipiente com tampa fechada e com um pedaço de algodão umedecido com água. Caso estejam mortos, mantidos em recipiente com tampa fechada e com álcool, a fim de conservar o espécime para identificação.

Os animais capturados vivos ou mortos podem ser entregues no Laboratório de Saúde Pública – Rua Íris, n° 320 – Jardim Tranquilidade ou no Centro de Controle de Zoonoses – Rua Santa Cruz do Descalvado n° 420 – Jardim Triunfo no horário comercial, caso tenha entrado em contato por telefone o animal será retirado pela equipe no momento da vistoria.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • o mais importante NÃO FOI DITO NA REPORTAGEM E TAMBÉM NÃO FOI FEITO► A RAZÃO, O PQ E A ORIENTAÇÃO…
    PARECE-ME QUE ESTAS INFESTAÇÕES SE DÃO COMO CONSEQUÊNCIA DE DESCART IRREGULAR DE DETRITOS E ACÚMULO DOS MESMOS…

    ONDE ESTÁ A ORIENTAÇÃO NESTE SENTIDO, SE O Q AIRMO FOR VERADEIRO?