A ocupação habitacional irregular no município começa a preocupar os vereadores. O tema foi discutido na sessão desta terça-feira pelos parlamentares Vitor da Farmácia (PSDC) e Helena Sena (PSC), integrantes do grupo de centro denominado de "Centrão", e destacaram os prejuízos com a falta de planejamento urbano.
"Temos uma viela que está sendo ocupada de forma irregular no Presidente Dutra, e com isso dificulta a chegada de moradores até a Unidade Básica de Saúde (UBS)", disse o vereador Vitor da Farmácia.
Helena Sena, por sua vez, destacou a falta de áreas disponíveis para habitação e fiscalização sobre o crescimento das favelas, falou dos prejuízos e apresentou sugestões. "As favelas estão crescendo de forma assustadora. Depois isso será um grande problema para a cidade, principalmente pela falta de fiscalização", afirma. Ela ainda acredita que o mais importante é investir na contenção e evitar que tome proporções ainda maiores. "Até por que não temos área suficiente para abrigar essas pessoas", enfatiza.
Além dos prejuízos citados, Sena considerada o crescimento desorganizado como problema de saúde pública. "Essa pessoa não tem acesso ao saneamento básico e moraram em condições desfavoráveis nestes locais".
Nos dias 20 de julho e 3 de agosto, o Guarulhos Hoje publicou matérias sobre o crescimento e ocupação irregular das favelas no Parque Cecap, em áreas que pertencem ao Governo Federal e Estadual.