O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, salientou nesta quinta-feira, 6, que o crescimento sustentável é um dos assuntos das discussões atuais do Grupo das 20 maiores economias do planeta, o G-20. “A ideia é ter a certeza de que recuperação será contínua depois da última crise”, disse para a imprensa estrangeira, assim que chegou a Hamburgo para participar da reunião de líderes na Alemanha.
“Crescimento sustentável é o assunto, obviamente, das discussões atuais e a ideia é ter recuperação depois da última crise e ter certeza de que essa trajetória de crescimento continuará”, afirmou. Nos anos de 2008 e 2009, a maior parte dos países sofreu com a crise financeira internacional, que produz reflexos até hoje em algumas economias.
É preciso verificar, segundo Meirelles, se há realmente um crescimento sustentável, e não apenas no setor financeiro. Ele enfatizou que é preciso levar em consideração também para que haja uma expansão coordenada nas próximas décadas de questões relativas ao clima e ao ambiente.
O ministro foi questionado sobre a segurança financeira e respondeu que esta é uma agenda “muito importante” para o G-20. “Temos que esperar pela discussão, mas passos vêm sendo dados desde o ano passado e a nossa expectativa é a de que vão continuar.”